ORQUESTRA ACADÊMICA BRAVI
Formada em janeiro de 2017, a Orquestra Acadêmica Bravi é composta por estudantes avançados e músicos que já atuam profissionalmente em Londrina e região e desejam ter uma vivência de orquestra de câmara em um ambiente que funciona como um laboratório de estudos orquestrais com foco no repertório para cordas.
Com o objetivo do estudo técnico, musical e histórico do repertório para esta formação camerística, a Orquestra Acadêmica Bravi conta com a preciosa curadoria do violinista e maestro Evgueni Ratchev e coordenação do violista Jhonatan Santos.
O primeiro concerto ocorreu em maio de 2017, no Sesc Cadeião Cultural, sob Regência de Evgueni Ratchev, e marcou o início oficial desta história.
De lá pra cá, a orquestra se apresentou em diversos espaços culturais de Londrina, além de firmar parcerias pedagógicas com compositores da cidade e fomentar um trabalho de formação de público com apresentações didáticas e acessível a todos.
Nos anos de 2017 e 2018, a orquestra cresceu não apenas em qualidade, mas também em quantidade. Músicos (muitos deles já profissionais) de Londrina e região foram conhecendo o nosso trabalho e se dispondo a participar conosco, estreitando laços e tornando o grupo cada vez mais sólido musicalmente.
Com o tempo, laços foram se estreitando e o grupo foi ficando cada vez mais sólido musicalmente, o que permitiu “ousar” na escolha dos programas da temporada 2019.
Em abril realizamos pela primeira vez um concerto inteiramente com músicas populares; os clássicos do Jazz e do Pop que marcaram gerações, junto a músicos prestigiados no cenário musical londrinense e nacional. A formação foi composta pela tradicional orquestra de cordas, e ainda por piano, bateria e voz e contou com a ilustre participação de Fabrício Martins no piano, Elthon Dias na bateria e cantora Allice Tirolla.
Já em junho daquele ano, embarcamos nos festejos populares com o Concerto Comemorativo de São João; uma verdadeira homenagem à nossa cultura popular e aos compositores brasileiros.
Desde sua formação, a orquestra já realizou dezenas de concertos e participou de diversos projetos independentes. Entre eles, a gravação de dois álbuns com obras de A. Vivaldi e trilhas sonoras para os filmes “Jesus Kid” e “Calvário”, a realização de ensaios abertos, apresentações em asilos, hospitais, concertos didáticos e a execução e registro da obra “Londrina em 4 Atos”.
Em 2023, retornamos ao formato original de trabalho (pré-pandemia), com os ensaios semanais (todas às segundas-feiras) e com concertos a cada final de semestre. Te convidamos a acompanhar o nosso trabalho através das nossas redes sociais e vir nos prestigiar de perto. Será um imenso prazer te receber em nossos concertos e ações.